Air Max 95, a história por trás do design revolucionário


 

O Air Max 95 surgiu quando a Nike buscava renovar a sua linha de tênis destinada à prática da corrida. 

O sucesso da marca nas décadas de 1970 e 1980 perdia espaço, em meados dos anos 90, para novidades em outras áreas, como a linha de basquete, e de concorrentes. 

A linha Air Max, um prodígio da marca lançada em 1987, com suas bolsas de ar visíveis, ainda não havia atingido todo o seu potencial de mercado em 1995 e a aposta da empresa era a de que um novo produto dessa família poderia ser a saída para o cenário desenimador do setor de running.
A tarefa de projetar o novo Air Max caiu sobre os ombros do então jovem designer Sergio Lozano. E ele não decepcionou. O Air Max 95 foi "a criação" desse profissional e sintetizou toda tecnologia e modernidade revolucionária e diferente que a Nike buscava oferecer naquele agora longínquo 1995.
Linhas originais foram mantidas pelo Air Max 95 Jacquard da série de 20 anos do modelo


Até o modelo 95, nenhum tênis de corrida da Nike possuía construção e cores similares ao modelo, que inovou ao introduzir uma cápsula de ar visível na parte da frontal do calçado. 
Lozano modificou, com o Air Max 95, o DNA de corrida da Nike, ao instigar a imaginação de uma nova geração de designers e corredores com sua criação. 
Flyware de última geração, em estrutura de cabos entrelaçada aos cadarços, substituiu os antigos elásticos
Sola é agora de phylon injetado, material mais tecnológico e leve, em lugar de poliuretano


Ben Yun foi um dos "seguidores" de Lozano na arte de desenhat calçados. Ele é o projetista do novo Air Max 95 Ultra Jacquard, visto acima.


Yun é hoje um dos principais designers da Nike. Ele afirma que sempre viu a marca como um lugar onde os designers tinham liberdade para criar, sem nenhum tipo de obstáculo.

"Eu aprendi a criar sapatos com um engenheiro de moldes, um tipo muito tradicional de sapataria. A forma como Sergio (Lozano) criou o 95 quebrou todas as regras. Ele me chocou e inspirou", recorda. 

Yun utilizou o antigo processo de tecelagem Jacquard em uma única camada de tecido e uniu modernidade ao cabedal (upper), que ainda assim mantém o conceito inicial de anatomia proposto pela versão original do Air Max 95, de Lozano. 

Por fim, a segunda geração do Nike Flywire (trama de fios que correm das laterais ao peito do pé) foi aplicada às laterais do cabedal, em substituição aos antigos elásticos originais de náilon do 95. 
Modelo feminino Air Max 95 Ultra ficou sem as bolsas aparentes frontais, mas ganhou em elegância

FEMININO

Dyla Raasch é um designer que se notabiliza como criador de autênticos modelos minimalistas. Menos é mais para Raasch. A Nike entregou a ele tarefa de criar o Air Max 95 feminino. 
O resultado do Air Max feminino foi um tênis com referências fortes no modelo 95, mas com perfil mais baixo, elegante, a exemplo dos Nike Roshe One, Air Max Thea e Air Max Ultra, todos surgidos da prancheta de Raash. 



A busca por linhas mais suaves levou o designer Raash a retirar a visão da bolha de ar frontal, uma das características do modelo original. 

Raasch ressalta que sempre teve em mente, durante o processo de criação do novo Air Max 95 Ultra feminino, o fato de que o modelo tinha que ficar parecido com o modelo original. O resultado foi um Air Max 95 bem mais "fit" do que qualquer outro. 
Com informações da Nike.


Comentários