Asics Gel Lyte III X Afew faz homenagem ao Japão com o 'KOI'


A onda forte no mundo dos sneakers é a de transformar modelos de corrida da década de 90 em confortáveis 'streets' que flertam com a arte, como o Afew X Asics Gel-Lyte III 'KOI' da foto.


A Asics não podia ficar de fora dessa tendência e elegeu a série Gel-Lyte III como a sua 'arma' para entrar nessa briga em 2014-2015.

Desde 2014, os Gel-Lyte III sai em versões cada vez mais caprichadas em acabamento e cores (collorways) mundo afora, dentro das comemorações de 25 anos do modelo.

O modelo tem o conhecido sistema Gel de amortecimento da Asics.


Nenhuma versão do Lyte III, no entanto, parece bater a KOI em detalhes, acima e na abertura do post, parceria da Asics com a Afew.
KOI em japonês é carpa, peixe símbolo da cultura nipônica.

E não é preciso dizer aqui no que se baseou essa versão do Gel-Lyte III, desenvolvida em parceria com a Afew, varejista alemã especializada em edições limitadas.

Lançado no Japão e na Alemanha, o KOI vai ser vendido no dia 8 de agosto por R$ 549,00 na Asics da rua Oscar Freire, 1082, na capital paulista.

O modelo só deve ser vendido nesse dia, porque o estoque é pequeno, e deve durar minutos como aconteceu em outros locais do mundo onde foi lançado.


ARTE URBANA


O dia escolhido para as vendas do KOI,  um sábado, segue o método de vendas de sneakers colecionáveis em outros países, justamente para fortalecer a aura de 'mito' que ronda certos modelos.

É o que se chama sistema quick strike, vendas com poucos pares em poucas lojas. Uma invenção da Nike que todos copiam hoje em dia.

Na Alemanha, no lançamento do KOI, em 05/2015, teve gente que ficou mais de 40 horas na porta da Afew para comprar um KOI.

 O modelo é  uma versão do vendido numa primeira parceria da marca com a loja, no Dia do Japão em Dusseldorf em 2012.

Para quem pode estranhar esse tipo de comportamento de consumo, a explicação está no fato dos sneakers terem se transformado em arte urbana, junto com o grafite e outras expressões.

GALERIAS

Geralmente, os pares 'especiais' como o KOI são expostos como obras de arte em lojas que mais se parecem galerias.

As edições desses tênis são quase sempre limitadas, para não dizer muito limitadas.

É uma subcultura que tem força principalmente na América do Norte, Europa e Ásia. Aqui isso ainda engatinha, mas também já existe.


Branco e vermelho, o KOI vem em couro perfurado com painéis de camurça cinza e vermelho no cabedal (upper)
As tradicionais palmilhas Gel estão presente no KOI e as solas (acima) têm transparências que deixam visíveis cores como o roxo, amarelo, verde, em referência aos flocos da ração para peixes. Ainda na sola, as manchas características das carpas.



Para quem é fã do Gel Lyte III, versões de linha aqui, a partir de R$ 199,99 (feminino), passando por R$ 249,99 até R$ 329,99 do Exploration Pack.

Abaixo, vídeo do lançamento do KOI na Alemanha, no dia 30 de maio de 2015.











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