adidas anuncia chuteira infinitamente reciclável








A onda da sustentabilidade chegou aos gramados. A adidas anunciou o Sport Infinity, programa de aquisição de chuteiras feitas com material infinitamente reciclável.


No futuro, quem comprar uma chuteira da marca das três listras vai poder trocá-la por outra totalmente reciclada e estilizada ao seu gosto, desde as cores às características de sola, travas, amarração etc

Quando essa segunda chuteira já estiver gasta, mais uma vez ela retorna ao fabricante que faz outra chuteira. E assim, sucessivamente...

O material que será utilizado, batizado provisoriamente de super 3D, ainda está em desenvolvimento pela marca das alemã e seus parceiros.

A expectativa é de que o Super 3D esteja pronto para testes daqui a três anos.

"Estou feliz de ver a adidas trabalhando para garantir que as chuteiras, incluindo as minhas, sejam feitas de forma sustentável. Esse é o futuro do futebol", disse Leo Messi, patrocinado da marca.


Assista ao curto vídeo da adidas sobre o projeto:




Para tornar realidade o projeto Sport Infinity, a adidas foi buscar parceiros e pretende mesclar produtos de material esportivo, como o das chuteiras, com os de outros setores, como o carbono, utilizado na fabricação de aviões. Tudo reciclado.

Ao que parece, no início, serão produtos de alta performance os que passarão pelo processo de reciclagem cruzada (vários materiais), incluindo as chuteiras utilizadas em Copas do Mundo.

A marca pretende reunir cientistas para combinar esses produtos na iniciativa, que faz parte da agenda da União Europeia, além de parceiros tradicionais, como a petroquímica Basf, também alemã.

O Sport Infinity é a terceira iniciativa da adidas nos últimos anos pensando em sustentabilidade. Uma delas pretende levar pequenas fábricas altamente robotizadas para diversos locais mundo, SPEEDFACTORY.

O outro programa pretende fabricar pares de tênis lixo reciclado retirado dos oceanos, na qual tem como parceria a organização não-governental  Parley for the Oceans​.

"Vamos acabar em três anos com o processo de se jogar as chuteiras usadas fora. Cada par não será apenas reciclado, mas reinventado de acordo com as especificações do consumidor", conta Gerd Mans, vice-presidente de Tecnologia de Inovação da adidas.

Outros parceiros da adidas nos processos de sustentabilidade são:  BASF SE​, KISKA GmbH​, FILL Gesellschaft m.b.H.​, Friedrich- Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU)​, OECHSLER AG​,University of Leeds​, Centre for Technical Textiles (CTT)​, Association CETI (Centre Européen des Textiles Innovants)​, Hypercliq E.E, SportsMethod Ltd.
Com informação da adidas.

Comentários